Quarta-feira, 13 de maio de 2009
Visualizada: 354 vezes
Ouvir matéria
O Município de Godoy Moreira, participou nesta terça-feira (12) da Caravana da Alfabetização do Programa Paraná Alfabetizado em Ivaiporã. O evento reuniu autoridades, diretores, professores e estudantes na discussão da importância da alfabetização de adultos.
Esta é a sétima Caravana deste ano. O projeto percorrerá 22 cidades. Além de Ivaiporã, mais 13 municípios participam do programa na região: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Grandes Rios, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Lunardelli, Lidianópolis, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Manoel Ribas e Rosário do Ivaí.
“A Caravana é uma luta pela superação do analfabetismo. Mais de 2,5 mil pessoas se concentraram hoje pelo mesmo objetivo: a educação.
Tivemos representantes de 14 municípios da região. Alguns municípios, como Godoy Moreira, por exemplo, tinham 26% de analfabetismo em 2000. Hoje, com os programas do Governo do Paraná, este número caiu para 12%. Temos quedas significativas em toda a região”, explicou a chefe do Núcleo de Educação de Ivaiporã, Onélia Pessuti.
A dona de casa Roseni da Cruz, 39 anos, de Godoy Moreira, voltou a estudar há dois anos. “É muito bom aprender, ler, escrever. Agora estou pensando em uma faculdade, uma especialização. Sonhar nunca é demais. Estou muito feliz. Nunca deveria ter parado, é uma benção estar aqui hoje”, afirmou.
José Marques da Silva, de Godoy Moreira, é o mais velho da turma de alfabetização. Aos 67 anos, conta que nunca teve tempo de estudar. “Desde muito pequeno trabalho na roça. Naquele tempo não tinha estudo, era só trabalho. Tinha que trazer dinheiro para ajudar os meus pais. Aprender a ler tem sido muito bom, é fantástico”, afirmou.
ALFABETIZAÇÃO - O projeto é uma ação do Governo do Paraná coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com Ministério da Educação e programa Brasil Alfabetizado, Associação dos Municípios do Paraná, União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná, prefeituras municipais e organizações governamentais e da sociedade civil. Desde 2004, mais de 292 mil pessoas foram alfabetizadas no Paraná. A meta para 2009 é alfabetizar 100 mil paranaenses.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Godoy Moreira conquista Selo Diamante em Transparência e alcança o 7º lugar no Paraná
Reunião com Agricultores da Agricultura Familiar - Fortalecendo o PNAE e a Economia Local