Quarta-feira, 15 de junho de 2011
Visualizada: 119 vezes
Ouvir matéria
O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza, no dia 18 de junho, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil e não esquecer de trazer a carteira de vacinação.
A segunda será no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para a criança receber mais duas gotinhas contra a pólio. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
A pólio é uma infecção transmitida por meio do contato com um portador do vírus da doença ou então com fezes humanas. Os sintomas principais são: febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos incapacidade de mexer os membros.
No Estado serão utilizadas nessa etapa 288.460 doses da vacina. A vacinação acontecerá em todos os postos de saúde dos municípios, entre fixos e móveis. Na campanha, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) atua na distribuição das doses da vacina às Secretarias Municipais de Saúde e no monitoramento dos índices de imunização.
A meta em Godoy Moreira é estipulado pelo Ministério da Saúde, que é a de vacinar 95% do público-alvo .
Para as duas fases da campanha em todo o Brasil, o Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões, na compra e distribuição das vacinas. Mais R$ 20,2 milhões foram transferidos para os fundos de saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
O Ministério da Saúde prevê ainda a imunização contra o sarampo, mas que Estados do Sul e do Sudeste só vão começar a distribuir as vacinas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na segunda etapa da campanha nacional, em 13 de agosto.
Este é um Comunicado da Enfermeira Adriana Salviato
Godoy Moreira conquista Selo Diamante em Transparência e alcança o 7º lugar no Paraná
Reunião com Agricultores da Agricultura Familiar - Fortalecendo o PNAE e a Economia Local