Sexta-feira, 11 de maio de 2012
Última Modificação: // | Visualizada 351 vezes
Ouvir matéria
A quinta edição do estudo Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS) mostra que a crise de 2009 refletiu na gestão dos Municípios durante o ano de 2010. O levantamento – feito anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) – indica quais foram às prefeituras que se destacaram durante o ano, a partir da análise de dados das prestações de contas. E traz comparativos dos resultados desde 2002 para que seja possível avaliar o desempenho geral da administração municipal.
Nível de endividamento e gasto com pessoal, recursos de manutenção da máquina administrativa e investimentos em Infra-Estrutura, em Saúde e em Educação são algumas das informações que compõem o IRFS. Além de comparativo de dados como o custeio da máquina, o esforço de investimento e osuperávit primário.
De acordo com os dados, o desempenho social e de gestão das prefeituras teve queda, em relação ao ano anterior. Para a CNM, o fenômeno pode ter sido causado por duas hipóteses: a lenta e gradual recuperação da crise econômica mundial e o segundo ano de mandato. Na dimensão fiscal, a CNM índica um aumento que representa melhora na arrecadação própria ao longo dos anos, reflexo positivo na administração dos recursos e melhora da provisão de serviços.
Para o Município de Godoy Moreira mostra que está seguindo o caminho certo de administrar como mostra o índice divulgado, o município aparece em segundo lugar do Estado do Paraná e na lista dos 100 melhores de todo o País a cidade aparece em 78.
Para administração Municipal estes são os avanços e melhorias que vem fazendo, ou seja, junto com toda a equipe da administração mostra que este é o caminho a ser seguido, como recentemente ficou entre os cinqüenta melhores prefeitos do Brasil e agora administração recebendo este índice quem ganha com isso é a população, finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal