Sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Última Modificação: 14/12/2018 08:29:47 | Visualizada 353 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social implantará, a partir de 2013, um novo projeto arquitetônico para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no Paraná. O novo modelo, com o dobro de área construída (206 metros quadrados), terá capacidade para atender até 2,5 mil famílias. O projeto prevê maior funcionalidade e privacidade no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Estamos buscando garantir um melhor atendimento, bem como qualidade nos serviços ofertados às famílias que necessitam da nossa atenção”, explica a secretária Fernanda Richa.
As obras das primeiras unidades de Cras com o novo projeto devem começar em fevereiro. Os municípios beneficiados serão Barracão, Bom Jesus do Sul, Godoy Moreira, Iguaraçu, Marumbi e Nova América, onde os convênios estão em fase final de formulação.
A previsão é de que a entrega das novas unidades ocorra no primeiro semestre do ano que vem. O recurso, do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), é liberado por deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.
Além da funcionalidade, o novo projeto prevê cuidados ambientais que vão representar redução nos custos e na manutenção das unidades. Um sistema de captação de água da chuva será instalado para abastecer torneiras externas e vasos sanitários.
“O sistema de ventilação também foi planejado para melhorar a circulação de ar, o que permitirá redução nos gastos com ar condicionado e energia”, explica o responsável pelo projeto, Carlos Alberto Tourinho.
CENTROS – Os Centros de Referência de Assistência Social são equipamentos públicos voltadas para a prestação de serviços e programas da proteção social básica.
Atualmente, existem 527 Centros em funcionamento no Paraná, conforme o último censo divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Os Cras oferecem atividades como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, o programa Família Paranaense, o Bolsa Família e outros programas-benefícios e serviços sociais.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal