Terça-feira, 13 de junho de 2017
Última Modificação: 13/12/2018 10:51:51 | Visualizada 545 vezes
Ouvir matéria
A Prefeitura de Godoy Moreira, através da equipe do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente concluiu, recentemente, o trabalho de recuperação de uma nascente na propriedade rural do casal Devanira e Sedinei Zanoni, produtores de verduras hidropônicas.
Segundo a engenheira agrônoma do município, Beatriz Santos Meira, a recuperação de nascentes está prevista no Plano Municipal da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e tem como intuito proteger o maior número de nascentes no município.
Inicialmente, o projeto é para atender as propriedades na microbacia do Rio do Milton, que é o manancial que abastece a área urbana de Godoy Moreira.
O trabalho piloto foi realizado na propriedade dos Zanoni, em função da atividade produtiva do casal, que depende de uma grande quantidade de água e que ela tenha qualidade. Além disso, a nascente escolhida é de fácil acesso, o que possibilitou uma melhor aprendizagem do grupo. O trabalho contou com a orientação da extensionista da Emater, Eliane Prudêncio, e teve a participação de produtores e técnicos da secretaria de Agricultura local e da Emater.
“Esta primeira aconteceu em forma de oficina e só ocorreu devido à parceria entre a Emater, Departamento de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Prefeitura e agricultores, além do recurso financeiro para a alimentação dos participantes, através do Prórural”, citou Beatriz Meira.
Ela lembra que para o produtor participar do programa é necessário que ele procure o Departamento de Agricultura. Após isso, a equipe técnica visitará a propriedade e analisará a viabilidade de aplicação do projeto e a forma de proteção que será realizada.
“A intenção é realizar ao menos uma proteção por mês, sempre em forma de mutirão, com o auxílio de vizinhos, para que mais pessoas possam aprender e repassar o conhecimento”, comentou a agrônoma.
O prefeito José Gonçalves considerou o resultado muito positivo e ressaltou que o município conquistará excelentes resultados com esse projeto, especialmente na preservação do meio ambiente.
Fonte: Jornal Parana Centro
Fonte: Assessoria de Imprensa