Covid-19

COVID-19

|
Acessibilidade

CREAS: ENCENANDO PARA CONSCIENTIZAR

Segunda-feira, 20 de maio de 2019

Última Modificação: 03/06/2019 10:10:12 | Visualizada 438 vezes


Ouvir matéria

O CREAS, por intermédio dos serviços que desenvolvem, exercem importante papel de inclusão e proteção social a indivíduos e/ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência expressos em maus-tratos, negligência, abandono, discriminações, etc., resgatando vínculos familiares e sociais rompidos, apoiando a construção e/ou reconstrução de projetos pessoais e sociais. No CREAS, são ofertados serviços de informação, orientação, apoio e inclusão social, visando à garantia e defesa de direitos a indivíduos.

Os serviços do CREAS possuem caráter especializado e continuado, tem o potencial de promover o desenvolvimento pessoal e comunitário, promovendo o resgate da autoestima, a identificação e desenvolvimento de potencialidades e capacidades e de promoção de inserção e participação social, portanto tem um importante papel no atendimento a crianças e adolescente vítimas dos mais variados tipos de violência, dentre elas a violência sexual.

A campanha Faça Bonito em Alusão ao Dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, distingue-se dentre outras por convidar a todos (família, sociedade civil, instituições, etc.) a assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, favorecendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida. E o envolvimento da sociedade inclui a educação sobre os temas que permeiam essa violação de direitos, buscando superar mitos, tabus e preconceitos proporcionado segurança para que possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento e se envolver coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos. Destacou a Assistente Social do CREAS, Hevilim Harthmam Pedro. Desse modo, o tema foi discutido na última terça-feira (14) e quarta-feira (15) deste mês, com atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do nosso município.

É importante ressaltar que atualmente existe um recurso simples que serve como um canal de denúncias que é o Disque 100 que funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, anônima, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

 Galeria de Fotos

 Veja Também