Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Última Modificação: // | Visualizada 504 vezes
Ouvir matéria
Uma atividade que promete dar muito certo no nosso município, dada a característica das propriedades em tamanho e a formação do solo acidentado. Pelo que temos pesquisado em outras região com a mesma identidade, o leite tem tudo para ser mais uma alternativa de renda com muita eficácia entre as que já estão sendo desenvolvida no município.
Para que esta atividade desse certo o Prefeito municipal, juntamente com sua equipe técnica está acreditando na idéia e está incentivando a atividade. Contratou um Médico Veterinário. Ajudou a formação de uma associação de produtores. Está cedendo o sêmen. Está mantendo 02 resfriadores comunitários. E fortalecendo as parcerias, como; Laticínio, Emater, Senar, Seab, Coaprocor e tantos outros ligados à área.
A atividade já começou a dar sinais de que pode crescer.
O município está optando em sua maioria pela criação da Raça jersey, por tratar-se de um animal rústico e se adapta muito bem a nossa região. Inicialmente a raça não era bem conhecida, e agora com a aquisição de animais, todos selecionados, já são aproximadamente 100 cabeças de vaca da raça jersey, contando as matrizes as bezerras nascidas.
Na quinta-feira (23), houve reunião na Casa da Cultura com mais de 20 produtores satisfeitos com a produção da raça, onde foi passado um balanço do primeiro ano de produção.
A produção de Leite em Godoy Moreira atinge a marca dos25,000 litrospor mês, quando em 2011 não passavam dos 2,000 litros/mês.
A nossa expectativa de chegar próximo aos 25,000 ltros/mês era de 5 anos. E vale a pena frisar que esta atividade está ainda no começo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal